24.3.09

Mary Quant.

Mary Quant, nascida em 11 de fevereiro de 1934, foi uma estilista britânica, na década de 60, responsável pela criação da minissaia.
Na juventude, Mary Quant criava suas roupas, mas aos poucos, decidiu vender as peças também, mas achava a moda "terrivelmente feia". Anos depois, com o marido, abriu a loja Bazar, na famosa King’s Road, em Londres.
Criou um diminuto pedaço de pano que mudou o guarda-roupa feminino: a minissaia. As saias de 30cm de comprimento eram usadas com camisetas justas e botas altas. Na verdade, a própria Mary afirma que não criou a minissaia, apenas popularizou o que as jovens londrinas estavam usando. Enquanto André Courrèges lançava uma coleção de alta-costura em Paris e apresentava a minissaia, Quant democratizava seu uso, tornando-a acessível para milhares de mulheres e tornando-se símbolo do novo sistema da moda: o prêt-à-porter.
Em poucos anos, Mary Quant abriu 150 filiais na Inglaterra, 320 nos EUA e milhares de pontos de venda no mundo todo. A butique Bazar se tornou o símbolo de vanguarda dos anos 60 e 70.




Mary Quant foi uma das maiores responsáveis por chamar a atenção para a moda inglesa e para o estilo de vida da Swinging London dos anos 60. Ela trabalhou com a modelo Twiggy e o fotógrafo David Bailey, dois ícones da época, e cortava seus cabelos com Vidal Sassoon, que criou nela o famoso corte geométrico - curto e com cinco pontas. Em 1966, ela já tinha construído um império e lançado sua autobiografia, "Quant by Quant".
Também em 1966, a rainha Elizabeth II a condecorou com a Ordem do Império Britânico, prêmio que ela recebeu vestindo mais uma de suas criações. Em 1994, aos 60 anos, Mary Quant lançou uma coleção de acessórios e de cosméticos. “É para que ninguém me esqueça”, disse a estilista, ainda adepta de minissaias.
Na década de 70, com o nascimento de seu filho Orlando, deixou a moda de lado e passou a investir em design de interiores e na linha de cosméticos, que existe até hoje e faz muito sucesso, sobretudo no Japão. Mas a essa altura, seu nome já estava no Olimpo da moda.
Mary Quant tem hoje 71 anos. Ainda exibe um corte Vidal Sassoon, reminiscente da Londres dos anos 60, e continua chique e nada conformista. Uma de suas frases mais conhecidas é "o bom gosto é a morte, a vulgaridade é a vida". Ela também costumava dizer que a moda deveria refletir o que estava no ar.

Um comentário:

  1. \,,/ graças a ela!!!
    ta bem legal o blog Cyntia!!
    bem q ja podia ter um desses pra gente ter pesquisado.
    huahaiuhaiuah

    ResponderExcluir